terça-feira, 8 de setembro de 2015

Saudade

Ah a saudade...

Saudade é uma palavra que pode ser interpretada das mais diferentes formas. Segundo o dicionário, saudade significa:boas lembranças ou recordações; sentimento de mágoa ou nostalgia causado pela ausência de algo; lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa.A gente não sabe de onde vem, não sabe por que sente, mas ela esta ali, pra nos testar e provar que não somos tão autossuficientes assim, somos seres humanos, frágeis e com sentimentos.

Saudade é sentir falta daquele cheiro de café, do cheiro de pão fresco e quentinho com manteiga, de deitar no sofá com aquele seu pijama e edredom preferido. É sentir falta de dividir aquela sua barra de chocolate, sentir falta de brigar pra ver quem vai tomar banho primeiro, é sentir falta até das discussões do dia a dia.


Uma vez, no trabalho, um colega e conceituado profissional me disse: “aproveite esses momentos simples, de sair do trabalho e ir encontrar com a mana, pra bater perna ou lanchar, pois serão esses momentos que farão muita falta daqui um tempo.” E não precisou muito tempo pra eu comprovar isso, bastou menos de um ano pra eu entender o que ele realmente tentava me dizer. E é ai que me refiro a saudade que dói, a saudade de alguém que amamos, que faz querer correr, atravessar a distância que os separam, faz querer estar perto e abraçar nem que seja por um minuto e depois voltar para seguir o seu caminho... mas mesmo assim não é uma saudade ruim, é uma saudade que preenche por saber que alguém, em algum lugar sente o mesmo por você. 

Durante algum tempo essa foi a saudade que fez parte dos meus dias, onde 842 km de distância me ensinou o que realmente é saudade. Saudade que não aquela “quanto tempo, saudades de você”, “vamos marcar algo, saudades”... não, pra ser saudade só se realmente sentir, se de alguma forma te tocar, causar desconforto. E digo isso, porque em determinado momento, foi essa saudade, essa que dói, que decidiu o rumo que eu deveria tomar.

Tem também a saudade de alguém, que é a saudade que muitas vezes não pode ser saciada, talvez pelos caminhos opostos do destino, ou porque infelizmente essa pessoa já foi morar com o Pai. É uma saudade que não tem jeito, você tem que aprender a lidar com ela, e como, só você vai descobrir.


E a saudade de um momento? Essa é a saudade que vem junto com um sorriso, que vem junto com os registros de fotos e vídeos, uma saudade boa, que vale a pena sentir, pois em algum instante aquele momento vivido foi tudo que você sempre sonhou.


O meu recado aqui hoje é: viva cada momento, aproveite a vida, aproveite as pessoas ao seu redor, faça tudo o que tem vontade de fazer, pois um dia somente o que restará é a saudade de tudo isso, e essa tem que ser a saudade boa, que fará você sorrir e chorar, mas chorar de alegria e de dever cumprido!





Nenhum comentário:

Postar um comentário